O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) recebeu o Selo de Empregabilidade da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A instituição de ensino participou de pesquisa nacional da associação que, a cada dois anos, realiza um levantamento no país para mensurar, entre outros, se alunos que concluíram o curso superior estão ou não trabalhando e onde. A desse ano está em apuração e terão os dados divulgados em agosto. Participaram de Unit-PE 100 egressos dos cursos de Administração, Odontologia, Serviço Social e Enfermagem.
“É uma conquista, mas é também uma mostra da grande responsabilidade que temos na preparação dos futuros profissionais, em alinhamento com a dinâmica do mercado, mudanças nas profissões, no desenvolvimento das competências e com as novas formas de atuação”, avaliou o reitor de Unit-PE, Diogo Galvão.
Na pesquisa do ano passado, com números de 2020, ainda na pandemia, cerca de 68% dos estudantes no país que responderam a pesquisa disseram estar trabalhando. Desses, 49% no setor privado e 9% no segmento público. Já 2% se tornaram empresários e 10% viraram profissional liberal por opção. Já outros 29% que participaram da sondagem, que envolveu 20 questões, disseram estar buscando trabalho e 1% continua estudando.
Novas metodologias
Segundo Diogo, a partir deste semestre, começam a ser adotadas em sala de aula metodologias ativas integradas com novas tecnologias para ajudar alunos e professores no desenvolvimento de projetos práticos, que tenham relação com o conteúdo e que partem de problemas reais da comunidade e conectados ao mercado de trabalho.