A inovação, a ampliação do uso da inteligência artificial e a mudança de comportamento do consumidor vão dinamizar a maneira de comprar e refletir mais nos negócios do varejo. A Multi divulgou e acompanhou a palestra sobre tendências mundiais do varejo, do professor Thiago Pessoa de Melo, que trouxe as principais novidades apresentadas no NRF 2025, realizado em Nova Iorque. Ele esteve no Recife para abrir as comemorações dos 65 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), cliente Multi de assessoria de imprensa.
Segundo o consultor, a mudança ocorre no mundo todo. “Anos atrás, a loja física era o grande foco do varejo e ele acredita que continuará sendo aqui no Brasil. Até então, cerca de 88% da venda movimenta a loja física. No entanto, a busca, hoje, é digital e a compra é majoritariamente física. Ou seja, a presença digital ajuda as marcas a venderem dentro do varejo físico”, afirma.
Físico ajuda o digital
Tiago avalia que, por outro lado, a loja física também ajuda a empresa a vender no mundo digital. “Hoje, quando você tem uma loja física, existe um negócio em inglês chamado halo effect, que é o efeito auréola. Ao abrir a loja física, você vende de 32% a 97% a mais dentro do seu online, a 10km daquela loja, porque aquela loja serve para gerar branding, para falar que você existe”, analisa.
Fred Leal, presidente da CDL Recife, abriu o encontro para lojistas, no Mar Hotel Convention
O futuro das lojas
E como as lojas físicas devem se comportar daqui para a frente? Segundo ele, a loja vai muito além da venda. É observar todo o resto que dá para se fazer usando loja e gerar novas fontes de receitas. Cerca 35% do que o varejo vai vender daqui a cinco anos ocorrerá além da venda de produto, criando experiência por metro quadrado, como evento, mídia de varejo, entre outros.
“A inteligência artificial vai mudar completamente como as empresas agem, se organizam, fazem gestão do seu negócio e conseguem efetivamente vender mais e atender melhor ao seu consumidor”, projeta Tiago. No entanto, ele pondera que nenhuma IA vai substituir uma boa estratégia, uma visão clara sobre a intenção quanto ao uso dessas ferramentas.
Dicas
O consultor deixa algumas orientações. A primeira é utilizar as novas tecnologias como fonte para vender melhor. Outra dica é gerar relevância na marca para o consumidor e fazer com que ele perceba sua importância e o que agrega. Outro aspecto é entender como utilizar o micro influenciador, influenciador e rede social para engajar sua rede, criar uma comunidade e fazer uma marca muito forte.
Quer saber mais sobre como trabalhar sua marca por meio de assessoria de imprensa ou outra ferramenta? Acompanhe notícias aqui no nosso blog e chama a Multi. Nós estamos desde 2003 conectando marcas, pessoas e propósitos. Entre em contato.