Recentemente, a mudança de nome da empresa-mãe Facebook para Meta acendeu uma chama de curiosidade em várias pessoas. Por trás da alteração, existe um termo americano pouco conhecido e que é muito comum em várias marcas: o rebranding. Mas qual o significado da palavra? Em tradução literal, significa "reformulação", ou seja, é toda renovação dentro do contexto, podendo ter mudanças no título, no conceito, na logo e até no público-alvo.
E vários motivos podem levar à ação do rebranding: atrair novo público, solucionar crises, trazer mais tecnologia e inovação para uma identidade visual e incluir novos conceitos e tradições. E isso pode beneficiar muito uma marca, podendo torná-la mais conhecida, mais única ou diferenciada, além de transformar a visão e a opinião das pessoas sobre ela. Mas isso não é uma tarefa fácil – é preciso muito planejamento estratégico, trabalho de marketing e reuniões corporativas.
Para uma reformulação acontecer, vários ou todos os componentes de uma marca podem mudar: logotipos, cores, slogans, público, veículos de comunicação, mascotes, produtos, missão, valores, enfim: tudo o que faz parte de uma empresa/negócio. Essa transformação pode ser pequena, parcial ou completa, o que importa é trabalhar detalhadamente no conjunto, monitorar o público e sempre manter um bom relacionamento com o cliente.
No caso do Facebook, a mudança tem a ver com um nova postura da marca, que deseja passar de uma companhia de aplicativos para uma empresa focada na interação de pessoas como na realidade de um vídeo game 3D. Não só o nome mudou, como também uma logo foi criada: o símbolo do infinito azul que forma um "m" de Meta. Querendo ser voltada para o futuro e com a oportunidade de se posicionar melhor estrategicamente os benefícios podem surgir, seja internamente ou sob o olhar do público.
O rebranding é, afinal, transformação, seja para gerenciamento de crises, atualização de conceitos ou renovação de imagens. Ele pode, inclusive, melhorar e resolver casos de muitas empresas.
Quer discutir estrategicamente, renovar seu negócio e melhorar conceitos? Chama quem tem experiência! #DeixacomaMulti