Multi divulga projeto sobre inclusão premiado pela Unesco

Matérias – 27/10/22

A Multi assinou a assessoria de imprensa estadual do Literatura Acessível, projeto realizado com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que chegou aos municípios do Recife, Glória do Goitá e Cabo de Santo Agostinho. Além de distribuição de livros multiformato (braile, libras, audiodescrição e pictograma), o projeto apresentou o espetáculo “Incluídos & Misturados”, com roteiro inspirado nos livros do projeto, todos com histórias protagonizadas por personagens com deficiência.

A montagem trouxe um olhar para a diversidade na perspectiva inclusiva. “Nosso foco é no processo formativo e esse momento nos permite entender os desafios e as potencialidades das pessoas com deficiência. É uma via de mão dupla essa relação. A nossa sociedade precisa entender que a educação precisa ser para todos, possibilitando ações na perspectiva da emancipação e não da segregação”, afirma Carina Alves, que é psicóloga, empreendedora, ativista social, idealizadora e autora (outros escritos em coautoria com parceiros) do Literatura Acessível.

ESPETÁCULO - Na peça, um viajante recém-chegado de um lugar imaginário conta para o público suas experiências vividas com os personagens da turma Incluídos e Misturados. "É um espetáculo teatral sensorial e interativo, que aborda como temas principais a acessibilidade e a inclusão. Por meio de atividades lúdicas, o personagem principal conduz todos para uma viagem a um mundo sem distinções, onde as diferenças unem a todos", explica o diretor Vinícius Soares.

UNESCO – Em 2022, o projeto foi escolhido pela Unesco como um dos mais importantes do mundo na área da alfabetização. Em setembro, o Literatura Acessível recebeu o Prêmio Confucio de Alfabetização, criado em 2005, em parceria com o organismo internacional e o Governo da China. “É um reconhecimento muito importante, especialmente por vir de um organismo internacional com a credibilidade da Unesco. Prova do nosso acerto ao falar da inclusão de forma lúdica”, afirma Carina Alves.

SOBRE O PROJETO - O Literatura Acessível é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Usiminas, apoio do Instituto Usiminas, Crid e Politécnico de Leria e Lepedi. O projeto tem produção da Burburinho Cultural e é uma realização do Instituto Incluir, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo. Teve início em 2014 e hoje atende todas as regiões do Brasil e, inclusive, dialoga com outros países. Além de distribuir os livros gratuitamente, contempla contação de histórias em escolas públicas de Belo Horizonte (MG), Cubatão (SP), Ipatinga (MG), Itaúna (MG), Mateus Leme (MG), Igarapé (MG), Betim (MG), Santa Luzia (MG), Cabo de Santo Agostinho (PE), Glória de Goitá (PE) e Recife (PE). A iniciativa pretende criar oportunidades de atividades culturais e educacionais para proporcionar uma nova sociedade que seja mais digna e mais justa. O “Literatura Acessível” também oferece e-books e um aplicativo totalmente gratuitos.

Solicite uma proposta

Você quer resultados para sua empresa?
Consulte-nos! Clique no link abaixo para solicitar um orçamento ou entre em contato conosco pelo e-mail: contato@multicomunicacao.com