A nova sensação da internet atualmente é o Tik Tok, rede social dedicada especialmente à postagem de vídeos. Apesar de ter sido criado em 2016, o aplicativo viralizou em 2019, com milhões de downloads, chegando até a ultrapassar o Instagram, que reúne não só vídeos, mas também fotos. O objetivo do Tik Tok é simples: ser uma rede com vídeos curtos – atualmente, a duração é até de 60s, mas já foi aprovada uma nova atualização em que o conteúdo poderá se estender até três minutos – de fácil entendimento. E o que viraliza lá são as trends, nome para as "modinhas" do momento, como as músicas e danças que estão em tendência.
Com essas trends, que começam com um único vídeo e se transformam em inspiração para toda a plataforma, se espalhando com a ajuda de hashtags e sons, os conteúdos viralizam, podendo ser uma dança, um formato de humor ou uma frase. E como isso ajudou o Tik Tok a se consagrar como uma rede de publicidade, marketing e aproximação com o público? É simples: as grandes marcas e os influenciadores aderiram às trends e as personalizaram, transformando o material em algo individual e, basicamente, sobre eles mesmos.
Um exemplo é o Mc Donald's, que aderiu à plataforma e faz vídeos quase diariamente mostrando os lanches, o trabalho dos funcionários e ainda usa as músicas que estão em tendência no aplicativo. O resultado é que mais pessoas verão os conteúdos e ficarão com vontade de comer um lanche da rede fast-food. Outra empresa que está sempre por lá, é o banco Itaú. Eles produzem muito, transformando as trends básicas em assuntos do mercado financeiro. Com muito humor, eles conseguem captar a atenção do público e fidelizar clientes. E o que falar da influenciadora norte-americana Charli D'Amelio que, com milhões de seguidores, recebe um salário de US$ 4 milhões? Isso mostra a grande interação no aplicativo, que vira uma explosão de sucesso.
E não para por aí: cada vez mais empresas e marcas desconhecidas entram no hall de produtores de conteúdo do Tik Tok, com a intenção de estabelecer o marketing e estratégias. Sendo uma rede de interação e de milhões de visualizações, falar com o público, mostrar o lado humano da empresa, fazer desafios, trends e vídeos diferentes pode elevar o sucesso de uma pessoa ou de um negócio. Saber produzir um material e falar com o público-alvo certo é a chave para viralizar e chegar ao reconhecimento.
Quer resultados para você ou sua empresa nas redes sociais, com os conteúdos certos direcionados ao seu público? Entre em contato com a gente! #DeixaComAMulti