O ano começa e as tendências e inovações já chegam para atualizar e mudar vários conceitos e ações. Ficar de olho nas novidades, independente da área, é necessário para acompanhar diferentes visões de mundo, novos conceitos, relações interpessoais e vivências da sociedade. Na área da comunicação, 2022 insere diferentes formas de linguagem, pesquisa e interação.
O uso da diversidade e da inclusão em campanhas e projetos está sendo muito usado: começou a era da união, quebra de preconceitos e tabus. Falar com todo o público é o ideal, inserindo novos grupos e ideologias, por exemplo. Os conteúdos também estão sendo feitos e pensados de outra forma - eles serão cada vez mais baseados em dados, ou seja, com mais foco na pesquisa, no engajamento do consumidor e materiais com visibilidade. Isso significa que, na hora de produzir um conteúdo, os dados serão levados em conta, com base no direcionamento específico, no número de engajamento e destaques.
Ponto importante também é o papel dos influenciadores digitais. Eles já estão presentes faz tempo na comunicação, divulgando marcas e produtos e aproximando o público cada vez mais através da redes sociais. Agora, novos tipos de influenciadores estão surgindo: funcionários das empresas, atletas e os virtuais - criados digitalmente, como a Magalu do Magazine Luiza, e a BIA, do Bradesco. Outra inovação é a mudança do ambiente de comunicação. O metaverso está se tornando realidade e é uma nova forma de ver o mundo: explorar o online, a vivência do real no virtual e a imersão do consumidor no universo digital é nova tendência, deixando as experiências cada vez mais únicas.
Para ficar por dentro das atualizações da comunicação e mídia, com destaque em conteúdos e interação, chama a Multi! #DeixacomaMulti