O imóvel regularizado reduz riscos e facilita negócios

Matérias – 03/04/24

Quem precisa comprar ou vender um imóvel sabe o quanto dificulta ter uma propriedade irregular. Pode ser um terreno, uma casa ou até mesmo um edifício comercial. A ausência de regularidade na propriedade dificulta a realização de negócios e reduz consideravelmente o valor do imóvel.

Sem falar da perda de benefícios fiscais que deixam de ser concedidos pelo poder público, com isenção ou redução do IPTU ou ITBI, por exemplo. Tem ainda a possibilidade de receber multa, não conseguir aprovação de financiamento e, pior, perder o imóvel.

“Além de registrar, é importante mantê-lo regular com a documentação e também com os pagamentos dos tributos em dia. Há ganhos maiores e maior liquidez”, adiantou o tabelião titular do Cartório Andrade Lima, Filipe Andrade Lima.

Filipe: no Brasil, a propriedade do imóvel só é garantida com o registro

Passo a passo da regularização

Filipe esclarece que, no Brasil, a propriedade de um imóvel só é garantida quando ocorre o registro. Ele explica que um caminho para regularizar um imóvel, sem registro, é localizar os antigos proprietários e formalizar a compra do imóvel no ato de lavratura pública de compra e venda, em um cartório de notas. Outra maneira é procurar um cartório de registro de imóveis na cidade onde o bem está instalado e dar entrada no processo de regularização. Será necessário levar o contrato de compra e venda para a emissão da escritura da propriedade.

Solicite uma proposta

Você quer resultados para sua empresa?
Consulte-nos! Clique no link abaixo para solicitar um orçamento ou entre em contato conosco pelo e-mail: contato@multicomunicacao.com