Você sabe para que serve o algoritmo? Trata-se de uma solução encontrada por programadores frente ao bombardeamento de informações pelas redes sociais. É um mecanismo digital em que são selecionados textos, publicações e propagandas específicos, para cada público-alvo. Ou seja, ele tenta entregar o que cada usuário se interessa em receber.
O professor do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), Aldo Moura, especialista em dados e computação, explica que a experiência do usuário é um termo que está amplamente ligado a tecnologias digitais. Reflete o sentimento que um usuário tem ao interagir com um site ou aplicativo, por exemplo. "Diversos fatores, como interface gráfica – a aparência do site ou aplicativo e usabilidade - forma como o site ou aplicativo é utilizado e podem proporcionar sentimentos diferentes nos usuários que interagem com o mesmo site, definindo sua permanência ou abandono da navegação", explicou.
E como eles ajudam empresas, negócios e marcas? Simples: quando algum deles utiliza o algoritmo, tudo que é ofertado – seja um serviço, produto ou atividade – é divulgado para as pessoas certas, e o melhor, para alguém que está justamente procurando aquilo. Por exemplo, a Netflix utiliza os algoritmos para juntar filmes e séries que o usuário talvez goste, de acordo com os últimos vistos pela pessoa. O Instagram exibe anúncios vinculados com o Google, ou seja, tudo que é pesquisado no serviço de busca pode aparecer novamente na rede social. Outra rede que utiliza do recurso é o LinkedIn: todas as publicações do feed são vistoriadas por um robô, que define relevância, pontuação e para quem deve ser entregue.
Para o futuro no meio digital, o algoritmo ajuda e ainda irá beneficiar muita gente. Não só os usuários, mas também os responsáveis por gerenciar redes sociais, lojas, comércios online e sites. "No contexto do marketing, as empresas vão promover uma melhor experiência ao usuário, com serviços e ofertas de produtos personalizados. Como consequência, ganham a atenção, ampliação da comunicação, aumento de vendas e reconhecimento da marca", afirmou Aldo.