Com o mundo cada vez mais globalizado e conectado, as redes sociais chegaram com tudo: entre elas, o Instagram – que atualmente tem 1 bilhão de usuários ativos, se tornando o meio de comunicação, divulgação e compartilhamento mais viável. Através da internet, novas formas de se promover e conquistar espaço também vieram – pelo marketing, por exemplo -, trazendo destaque à profissões já conhecidas e/ou não explorados no âmbito das redes. Mas, como se destacar no ramo profissional em meio à milhares de perfis e contas no Instagram? Primeiro, é preciso definir e conhecer o mercado e personalizar estratégias de conteúdo. A gente explica:
#1- Restaurante
No ramo da alimentação, é preciso prestar atenção em vender o conteúdo principal, ou seja, a comida e a experiência que aquele usuário da internet/potencial cliente terá no local. Por isso, a primeira coisa a providenciar são as fotos, mostrando todo o cardápio e as opções disponíveis – elas serão seu carro chefe.
Outro atrativo bastante reconhecido é a promoção. Oferecendo condições especiais para diferentes dias da semana e datas comemorativas, os clientes se interessarão pelo estabelecimento, compartilhando mesmo até com amigos e conhecidos.
O freguês internauta gosta sempre de ser informado e avisado sobre tudo, então, tem que existir a transparência no perfil do Instagram de um restaurante: falar horários e dias de funcionamento é essencial.
#2 – Professores
Quem disse que os professores não podem aproveitar o âmbito digital? Já passou a fase de que o papel só pode ser exercido em sala de aula, já que as redes sociais e as plataformas têm muita coisa a oferecer.
Uma dica de ouro para um professor é fornecer trechos de conteúdos gratuitos. Com um mini vídeo ou teaser do método de sala da aula, muitas pessoas podem gostar e querer saber mais sobre serviços como reforço e aulas particulares.
Ouvir o aluno também conta, afinal, uma opinião leva à curiosidade de outras pessoas e firma uma relação de reconhecimento, o famoso boca-a-boca, então, ter um espaço para feedback de ex-alunos contando a experiência com as aulas é muito interessante.
Nunca limitar o conhecimento é regra. Compartilhar dicas de referências e materiais externos, como livros, vídeo e podcasts, auxilia na produção de um conteúdo instigante, que contribui para o aprendizado.
#3 – Médicos
As redes sociais podem ser um ambiente polêmico para os médicos, já que os profissionais da saúde possuem limitações de marketing por causa da Lei – mas mesmo assim, é possível entregar conteúdos a potenciais pacientes de forma segura, atrativa e prática, facilitando a comunicação com pacientes.
Falando nessa comunicação, ela tem que ser sempre presente. Caixas de perguntas e enquetes ajudam a saber o que os usuários estão pensando, simplificando a conversa. Vídeos também podem ser importantes, já que são conteúdos simples e atrativos – eles podem informar sobre tratamentos, prevenção e cuidados com a saúde, além de tirar as dúvidas.
Não esquecer de compartilhar a verdadeira personalidade é necessário, já que os seguidores querem ver a rotina, o dia-a-dia e as opiniões verdadeiras de um profissional. Portanto, fortalecer os canais, facilitar a marcação de consultas e viabilizar a comunicação torna o perfil diferente dos demais.
#4 – Advogados
Os advogados podem sim encontrar destaque no digital. A primeira dica é encontrar um público. Os clientes podem estar em diferentes redes sociais, não apenas no Instagram. Então, ficar de olho no Facebook, YouTube e Telegram também pode trazer resultados.
Em relação ao conteúdo, ele pode ser diverso: vídeos são essenciais, já que muitas pessoas assistem. Eles podem conter a explicação sobre casos e tirar dúvidas, por exemplo. Mostrar a rotina também é interessante, desvinculando a imagem de que advogado só fica no escritório. Então, falar sobre temas diferentes e em outros ambientes é um diferencial.
Trazer e repercutir notícias da mídia para a rede e traduzir o “juridiquês” também é legal, já que passa credibilidade e informação.
Nós temos experiência com diversas áreas e profissionais. Quer saber como começar? Chama a Multi.