Criado nos anos 30, pelo publicitário Alex Osborn, o Brainstorming continua atual, sendo muito usado em vários tipos de empresas. O termo, que significa "tempestade de ideias", é muito importante para a comunicação, tanto internamente em uma empresa, como na relação com o cliente. Numa reunião de brainstorming, a regra é não ter limites: as primeiras ideias que aparecem são explanadas, até todos chegarem a um bom volume para discussão, com combinações de ideias, interações e sem críticas e barreiras.
A reunião é feita entre membros de uma equipe, tendo em meta o crescimento criativo, resolução de problemas e melhorias na relação com os clientes. Nossa diretora Teresa Maciel explica que, na Multi, a técnica é muito utilizada, tanto para soluções para as empresas que cuidamos até melhorias nos processos internos. "O brainstorming começa em um briefing bem compreendido, que parte de uma boa comunicação com o cliente. Vivemos em um momento em que as conversas estão sendo substituídas por mensagens rápidas de Whatsapp. Para uma boa troca funcionam melhor a velha reunião ou conversa, ou seja, diálogo", explicou.
Além de fidelizar os clientes satisfeitos, o brainstorming tem o poder de atrair clientes. A partir dele, em uma empresa de comunicação, por exemplo, várias ideias novas podem surgir, como lançamento de novos produtos, ações de marketing, textos criativos com interações nas redes sociais, publicidade, e outras inúmeras criações.
Tratar o brainstorming como hábito em uma empresa pode ser muito proveitoso, porque a combinação de ideias diferentes, a colaboração da equipe e a resolução de problemas serão sempre constantes, levando ao crescimento das relações internas e externas. Pensando nisso, trouxemos os passos para realizar um brainstorming de sucesso e eficaz para a comunicação!
1- Cliente em primeiro lugar: antes de realizar o brainstorming, a conversa com o cliente é essencial, para que ele possa expor os objetivos, metas, ideias e dificuldades.
2- Todo problema tem que ser apresentado: dos maiores aos menores, os problemas precisam ser detalhados para todos, gerando mais compreensão e ideias de resolução.
3- Preparação é uma boa ideia: falar um pouco sobre os temas que serão discutidos para os participantes é um bom começo, para que possam pesquisar sobre o assunto.
4- Participação de todos: o diálogo e apresentação das ideias são essenciais, por isso, todos devem falar, sem exclusão nem repreensão.
5- Tome notas: sempre anote ou digite todas os tópicos de discussão da reunião, para que nada fique de fora na hora de colocar a teoria em prática!