Voltar para Listagem
  • Compartilhe:

URBANA-PE: NOVAS RELAÇÕES EM COMUNICAÇÃO

O DESAFIO

Estabelecer canais de comunicação com a imprensa era um grande desafio para o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros em Pernambuco. Difícil entender tanto o timing acelerado das respostas aos jornalistas, como explicar à mídia quais os papeis de cada ator do sistema de Transporte público de passageiros. Depois de identificar pessoas-chave na imprensa, a Multi foi em busca de estreitar esses canais, fortalecer a marca do sindicato e fazer a diretoria entender a dinâmica dos veículos de comunicação.

A SOLUÇÃO MULTI

Foi preciso elaborar um planejamento estratégico de comunicação, investindo em pautas exclusivas e mais elaboradas para apresentar ações propositivas do setor. A Multi passou a participar de reuniões estratégicas junto com a agência de publicidade e com a empresa de consultoria e a responder à imprensa com mais celeridade, fazendo, inclusive, ponte entre os veículos de comunicação e as empresas associadas. Além de sugestões de pautas, o sindicato começou a alimentar a imprensa com dados e números do setor. As operadoras também passaram a entender a importância de participar e repassar informações.

RESULTADOS

Hoje, a Urbana-PE é ouvida nas matérias que abordam transporte urbano na Região Metropolitana do Recife, sendo protagonista em muitas delas. As matérias e notas que abordam as empresas são respondidas e o presidente é porta-voz do setor para assuntos de mobilidade. Durante todo o trabalho com a Multi, que foi iniciado em 2006, também foi fortalecido o Prêmio Urbana de Jornalismo, que cresce gradualmente em número de inscritos e de público.